domingo, 6 de novembro de 2011


1
Nelson Tanuma
Diretor da empresa VITA - Educação Empresarial, especialista pós-graduado em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações pela Faculdade de Psicologia da PUC, ministra cursos e palestras pelo CIESP/FIESP, SEBRAE-SP, Fundação Bradesco, UMC, Universidade Corporativa da ACMC e Organizações diversas.

Hoje, vivemos em um mundo extremamente competitivo onde as pessoas buscam desesperadamente, e a todo custo, acumular bens materiais, ter corpo perfeito, conseguir mais tempo, status e poder, e assim, caminhamos dentro de um contexto de vida estressante, narcisística e insaciável. Muitas vezes, nos esquecemos de que não obstante à fugacidade da vida, o que vem em primeiro lugar é SER, em seguida FAZER, para depois vir a TER.
Se você busca tornar-se um profissional e um ser humano melhor, e vem executando seu trabalho com amor e dedicação, o resultado financeiro positivo será inevitável e uma mera consequência de seus pensamentos e suas atitudes. Certa vez ouvi uma definição de status que guardei na memória por ter considerado interessante e hilariante, motivo pelo qual transcrevo a seguir: "Status é comprar o que você não precisa, com o dinheiro que você não tem, para mostrar para aqueles que você não gosta, aquilo que você não é".
Penso que existe uma grande verdade inserida nessa frase. Na medida em que a pessoa amadurece, ela tende é de se preocupar menos com a busca pelo status e passa a procurar mais sua auto-realização. Entretanto, existem pessoas que não conseguem libertar-se da chamada "Síndrome de Peter Pan"; são aquelas que se recusam a amadurecer, apesar da idade.
É importante ter saúde sim, e não vale à pena perdê-la e acumular riquezas, para num futuro breve ter que gastar toda fortuna na tentativa de reaver a saúde que se foi. Não obstante isso ser uma absoluta falta de inteligência, muitas pessoas hoje ainda o fazem. A vida é uma bela viagem e importa mais aproveitar bem esta viagem do que se preocupar apenas com o destino final.
É essencial investir na sua estrutura pessoal e profissional, tendo um objetivo em mente que esteja relacionado aos seus valores pessoais e, em seguida, partir para a ação. O importante não é apenas o objetivo em si, mas sim o que o objetivo faz conosco e como.
Tenha sonhos grandiosos e trace metas. Se você possui uma direção, faz sentido organizar sua agenda. O importante não é o que acontece conosco e sim o significado que damos para aquilo que ocorreu em nossas vidas. Saiba que o fracasso não existe, o que ficam são resultados que consideramos satisfatórios ou não. É importante que estejamos aprendendo, a cada instante, dentro de nossa organização ou de nosso negócio próprio. Se não estamos aprendendo e crescendo é porque chegou a hora de mudar.
Mude você ou se mude. Todos nós sabemos que mudar não é fácil. É tão difícil mudar que pesquisas demonstram que o ser humano tem menos medo da morte do que da mudança. A mudança nos deixa incomodados e ansiosos, justamente porque nos tira da chamada zona da conforto. É preciso renovar-se a cada. A medicina nos ensina que fisicamente não somos mais a mesma pessoa que fomos há sete anos atrás, já que nesse intervalo de tempo todas as células do nosso corpo renovaram-se. Precisamos nos conscientizar de que tudo mudou, muda e mudará.
É preciso ter criatividade e coragem para mudar, crescer e se desenvolver a cada dia. Ser louco é fazer sempre a mesma coisa, da mesma maneira e querer obter resultado diferente. Entretanto, diariamente observamos a insanidade comandando a rotina paralisante na vida de muitas pessoas. É preciso estar aberto às mudanças e é necessário desbloquear e dar vazão ao fluxo da vida. Busque um sentido para sua existência e a direção a seguir ficará mais clara e visível. Se você tem uma meta, um sonho grandioso, tudo começa a fazer sentido e você passa a amar a si mesmo cada vez mais.
Administre bem o seu tempo, pois este é um bem insubstituível, enquanto que os bens materiais são substituíveis. E se você não tomar conta da sua vida, certamente alguém irá tomar conta por você. O dia a dia de toda pessoa é bem parecido, o que faz a diferença são os pequenos detalhes.É bem verdade que o hábito faz o monge. Cuide-se, pois o tempo não pára, nunca volta. O dinheiro é algo muito importante quando bem utilizado, entretanto saiba que dinheiro algum será capaz de nos fazer recuperar o tempo perdido e mal utilizado. Portanto, divirta-se mais, ame mais e perdoe mais a si mesmo e aos outros. Utilize com sabedoria seu dinheiro e seu tempo! 

+ textos de Nelson Tanuma

1 comentários:

Fuchic - artesanato com tecidos disse...

Rita, suas novas crianções certamente serão sucesso porque tudo que vc faz tem carinho!
*beijocas*

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Adorei a visita !!


"A maior caridade que praticamos em relação à Doutrina Espírita é a sua divulgação."
(Emmanuel)
Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."

Cora Coralina